OBJETIVOS DA GINCANA:

A Gincana é composta por Tarefas, Desafios e Provas que deverão ser realizadas por equipes de crianças e adolescentes, representando os 3 bairros de Ubatuba participantes do projeto Liga Norte; Itamambuca, Sertão de Ubatumirim e Cambury.

O objetivo principal da Gincana é incentivar a integração entre os participantes e a valorização da cultura caiçara, por meio de uma competição divertida onde a cooperação, o respeito pela diversidade e a preservação da natureza ocupam lugar central.

 

REGRA 01 - INSCRIÇÕES:

Poderão participar da Gincana crianças e adolescentes que estejam regularmente matriculados no projeto Liga Norte e que tenham idade entre 10 e 17 anos. Cada um dos 3 bairros que participa do projeto Liga Norte tem direito a inscrever uma equipe, conforme estabelecido na Tarefa 00.

A inscrição das equipes deve ser realizada até o dia 10 de junho de 2016.

 

REGRA 02 – FORMATO DA GINCANA:

As 3 equipes participantes ganharão pontos de acordo com a realização de atividades que serão apresentadas ao longo da Gincana. Será considerada vencedora a equipe que conseguir o maior número de pontos ao final da competição, com término previsto para o dia 17 de Dezembro de 2016.

As Tarefas, Desafios e Provas serão realizadas ao longo das Oficinas semanais e também em 2 momentos especiais, os Festivais Culturais da Liga Norte, que acontecerão nos meses de Julho (em Cambury) e Dezembro (Sertão de Ubatumirim).

Para acompanhar as Tarefas e Desafios da Gincana, conhecer os participantes e ver detalhes da pontuação obtida por cada equipe, o Comitê Organizador elaborou um site, que será atualizado semanalmente:

http://liganorteubatuba.com

 

REGRA 03 – PONTUAÇÃO EM OFICINAS:

A partir do dia 13 de junho de 2016, em todas as 3 Oficinas semanais realizadas nos bairros que participam do projeto, estarão em disputa 100 pontos, assim distribuídos;

 

1) Presença dos Alunos – 50 PONTOS:

Para cada aluno presente na oficina a equipe receberá 2 pontos, até no máximo 25 alunos. Deste modo, mesmo que tenhamos mais que 25 alunos presentes em uma Oficina, a equipe receberá os mesmos 50 pontos.

 

2) Desempenho dos Educadores – 20 PONTOS:

Os Educadores responsáveis pela condução das Oficinas deverão entregar um relatório com informações sobre as atividades desenvolvidas. De acordo com a entrega no prazo e o correto preenchimento deste relatório, a equipe receberá até 20 pontos.

 

3) Desempenho dos Alunos e da Equipe – 30 PONTOS:

Para cada Oficina realizada serão concedidos até 30 pontos em função da avaliação do desempenho da equipe, feita pelos próprios alunos e Educadores ao final do dia, levando-se em conta os seguintes critérios;

 

a) Diversidade: respeito e convívio com as diferenças, dando oportunidade para que cada membro da equipe possa crescer e se desenvolver de acordo com suas possibilidades.

 

b) Cooperação: habilidade para trabalhar em equipes, com a participação de todos, aumentando a capacidade de realização e eficiência do grupo.

 

c) Iniciativa e Comprometimento: disposição e capacidade de organização do grupo para realizar as atividades previstas, respeitando os combinados estabelecidos por todos.

 

4) Desafios Especiais – PONTOS EXTRAS:

Além da pontuação em jogo em cada uma das Oficinas, serão lançados desafios especiais, com pontuação extra. Estes desafios deverão ser realizados em pouco tempo, isto é, durante uma única Oficina ou, no máximo, dentro do prazo de uma semana. Estes Desafios Especiais podem ser lançados a qualquer momento, por meio de divulgação no site da Gincana, ou diretamente pelos Educadores responsáveis pela condução das Oficinas.

 

REGRA 04 – FESTIVAIS CULTURAIS:

Estão previstos 2 Festivais repletos de atrações culturais, brincadeiras e competições, que serão realizados em um único dia de atividades. Nestes Festivais as equipes deverão entregar Tarefas previamente preparadas, bem como participar de Provas e Desafios.

Os Festivais Culturais serão considerados como torneios independentes, sagrando-se campeã de cada Festival a equipe que tiver o melhor desempenho nas atividades realizadas. De acordo com a colocação obtida no Festival, cada equipe receberá pontos válidos para a Gincana. A quantidade de pontos que será atribuída ao vencedor em cada Festival, será definida previamente e divulgada pelo Comitê Organizador com uma semana de antecedência.

 

REGRA 05 – PENALIDADES:

O Comitê Organizador irá penalizar as equipe com a retirada de pontos, caso sejam constatadas as seguintes situações envolvendo os participantes do projeto Liga Norte;

1) Agressões Verbais:  não será permitido o uso de palavrões durante as atividades e serão penalizadas toda e qualquer forma de desrespeito ou insulto por uso de palavras e expressões inadequadas.

 

2) Agressões Físicas: será considerada uma penalidade grave qualquer tipo de agressão física envolvendo os participantes do projeto Liga Norte.

 

3) W.O. : serão descontados pontos em caso de cancelamento de atividades programadas em razão de número insuficiente de participantes. Ausências causadas por motivos de força maior (chuva, problema de transporte, etc) serão analisadas caso a caso pelo Comitê Organizador da Gincana.

IMPORTANTE: os alunos que participarem e/ou provocarem as situações acima descritas serão suspensos das atividades temporariamente. Em caso de reincidências ou penalidades graves o Comitê Organizador poderá decidir pelo afastamento definitivo do aluno das atividades da Gincana e do projeto Liga Norte.

 

REGRA 06 – PREMIAÇÃO:

As equipes participantes que conseguirem realizar todas as Tarefas e Desafios propostos serão premiadas ao término da Gincana (em dezembro de 2016). Além do recebimento de troféus e medalhas, cada equipe receberá um prêmio especial, de acordo com a colocação obtida na Gincana. Haverá também uma premiação específica para as equipes que vencerem cada um dos Festivais Culturais.

REGRA 07 – COMITÊ ORGANIZADOR:

O Comitê Organizador será constituído por 6 pessoas, sendo 3 coordenadores do Projeto Liga Norte e outros 3 Educadores representando cada uma das equipes participantes.

Caberá ao Comitê elaborar e divulgar as atividades da Gincana, bem como realizar as avaliações e julgamentos para atribuição de pontos e aplicação de penalidades às equipes. Todo e qualquer caso que venha a surgir durante à Gincana, mesmo que não previstos neste regulamento, será decidido por este Comitê.

As equipes que participam da Gincana, como também, qualquer um de seus membros poderá fazer consultas, enviar questionamentos e informações ao Comitê Organizador por meio do e-mail: 

liganorteubatuba@gmail.com  

Todos os julgamentos e avaliações realizados pelo Comitê Organizador seguirão um princípio básico e fundamental do Projeto Liga Norte;

 “TODOS GANHAM, QUANDO NINGUEM QUER GANHAR SOZINHO”

Regulamento